Xabier Díaz & Adufeiras de Salitre nas XVII Jornadas de Cultura Popular do GEFAC

Xabier Díaz & Adufeiras de Salitre nas XVII Jornadas de Cultura Popular do GEFAC

O artista galego Xabier Díaz e o grupo Adufeiras de Salitre, que participaram na Mostra Espanha 2017, regressa a Portugal da mão do Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra.

XVI Jornadas de Cultura Popular

Em 1966, estudantes da Universidade de Coimbra fundaram o Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra com o propósito de recolher, analisar e interpretar as manifestações culturais, individuais e colectivas, das populações rurais nas suas diversas vertentes: cantares, música instrumental, danças, teatro, usos e costumes…

As Jornadas de Cultura Popular, uma realização bienal do grupo, têm proporcionado à cidade de Coimbra múltiplos momentos de reflexão sobre a cultura popular, quer através de colóquios e mesas-redondas, quer também pela realização de exposições, espectáculos de grupos portugueses e estrangeiros, manifestações de rua, etc.

Tem sido propósito destas Jornadas promover o encontro de cada cidadão, não só com a sua própria cultura mas também com a cultura de outros povos. Para isso, o grupo tem apostado em programas de qualidade, escolhendo grupos que trabalhem a cultura popular de uma forma viva pois acreditamos que só desta forma é que é possível afirmar a nossa cultura no mundo.

Xabier Díaz & Adufeiras de Salitre

Xabier Díaz é um dos artistas galegos mais reconhecidos da atualidade. Alia a sua faceta de músico e compositor com uma atividade laboriosa como investigador e compilador do folclore tradicional galego.

Por sua vez, as Adufeiras do Salitre formam um grupo de onze percussionistas e cantoras ligadas à música tradicional que realizam um trabalho de investigação e renovação da música popular galega adicionando uma abordagem diferenciadora e vanguardista.

  • Música
  • Coimbra
  • sex, 5 de abril 2019
  • 21:30 – 23:00

Foro

Teatro Académico Gil Vicente, Praça da República, 3000-343 Coimbra
239-826-094

Entradas

Mais informações

GEFAC

Créditos

Organizado pelo GEFAC - Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra

Ferramentas