XX Festa do Teatro

XX Festa do Teatro

Numerosas companhias espanholas apresentam os seus espectáculos na edição de 2018 do Festival Internacional de Teatro de Setúbal.

O Festival Internacional de Teatro de Setúbal – Festa do Teatro teve início em 1995, em parceria com o Teatro do Elefante, de forma a comemorar os 10 anos de existência do Teatro Estúdio Fontenova. Com a excepção de 2003 e 2004 o Festival tem-se realizado de forma contínua e sem interrupções e chega este ano a sua XX Edição, duas décadas a fazer o Festival.

Na altura, quase uma mostra de Teatro, o Festival tem vindo a crescer cada vez mais, abrangendo na sua última edição as duas semanas. A programação consiste em espectáculos de referência de companhias nacionais e internacionais, assim como em projectos e artistas emergentes, este último ponto é reflectido especialmente através da secção Mais Festa, onde os artistas apresentam o seu trabalho e recebem contribuições a chapéu do público presente. Dentro da Mais Festa existe opção de concurso para espectáculos de Teatro, quem o vencer entra na secção oficial do ano seguinte com cachet.

O Festival conta também com música, exposições, projecção de filmes e debates, na sua maioria discutindo o papel do teatro na sociedade.


Participação espanhola

Las Expertas

  • No dia 23 de agosto às 22h00. No Fórum Municipal Luísa Todi.
  • Compañía Albadulake.

Quatro Jovens são escolhidas para participar num casting feroz, orientado por um programa informático, em que se procura um estereótipo de mulher concreto: um modelo social que utiliza a imagem da mulher de forma mercantilista e banal. Obrigam-nas a competir entre si, revelando o pior do seu carácter para se transformarem em algo parecido com celebridades… O que se espera delas, o que se lhes pede que façam, não tem nada a ver com aquilo que são na realidade.

Apercebem-se que podem romper com o programa e fazem-no. Nesse momento decidem fazer aquilo que sabem fazer e mostrar toda a sua coragem, força, autoconfiança, concentração e técnica daquilo que são: artistas de circo especialistas.

Do Not Disturb

  • No dia 26 de agosto às 22h00. No Fórum Municipal Luísa Todi.
  • Compañía Vaivén Circo.
  • Prémio Nacional Circo 2016.

Espectáculo que nos leva ao ambiente de um dia de trabalho numa fábrica no início do séc. XX. Quatro personagens têm instruções para construir uma roda de 2,5 metros de diâmetro e 120 quilos de peso, mas, na realidade, não sabem como irá ficar e muitos menos qual deve ser o processo de montagem. Os personagens são levados ao limite do risco, do absurdo e da ternura. O espectáculo aborda as pequenas coisas, as relações humanas e a forma como estas podem influenciar directamente o processo global.

Da ideia comum de aborrecimento devido a pontos de vista absolutamente opostos, de como são muito incómodos para algumas pessoas, mas que para outras, podem ser perfeitamente normais. Um espectáculo poético que combina dança, acrobacia e teatro físico com truques circenses contemporâneos.

Bodas de Sangre

  • No dia 29 de agosto às 19h00. No Ginásio da Escola Secundária Sebastião Gama.
  • Abrego Teatro.

Co-produzido por Abrego Producciones (Espanha) e Desdelsur Teatro (Argentina), este espectáculo nasce do confronto visceral entre os valores rigidamente convertidos em leis e a luta inútil e sangrenta de alguém pertencente à sociedade que os sustenta, lutando para preservar um pequeno pedaço de liberdade individual.

Deslegitimar a violência política, a violência de género ou seu uso como licença poética é a primeira reflexão que colocamos. A proposta parte de um processo de pesquisa do “universo de Llorca” para construir um trabalho cénico inovador, quebrando com “o convencional”.

La Mar de Lejos

  • No dia 2 de setembro às 19h00. No Auditório Escola Secundária Sebastião Gama.
  • Tras el Trapo Teatro.

Serás tu, o mar, que se encarrega de curar as nossas feridas? Aquele que envolve os nossos corpos com líquenes, sal e areia. Aquele que arrasta, da nossa pele, a poeira de estilhaços. Deixarás o ferro e metal que se enraizou a pé ante pé. Vais fazê-lo?

Agarrando-se a um salva-vidas, duas mulheres deambulam numa terra sem fronteiras onde querem livrar-se da miséria de um presente incerto. Guardando nas suas malas o peso da burocracia, o medo, a fome e maternidade. Vaguearão pelos seus dias de glória como artistas, deixando nua a sua raiva e alma na espuma de um oceano que talvez se possa encarregar de curar as suas feridas.

Consultar o programa completo (PDF)

  • Artes cénicas
  • Setúbal
  • Qui, 23 de Agosto —
    Dom, 2 de Setembro 2018

Foro

Vários espaços, Setúbal
265-233-299

Entradas

Bilhetes: normal 8€; com desconto 6€ (estudantes, menores de 25 e maiores de 65), excepto os assinalados com entrada livre.

Mais informações

XX Festa do Teatro

Créditos

Organizado pelo Teatro-Estúdio Fontenova com o apoio da Seção de Cultura da Embaixada de Espanha em Portugal

Ferramentas