#ThisIsNotAMusicBreak

Útviklingssang

Cristina Pato

Gaitera e escritora

A gaitera e escritora galega Cristina Pato e o pianista, compositor e professor da UCLA Arturo O’Farrill juntam-se para esta improvisação única do icónico Útviklingssang de Carla Bley. Gravado na cidade de Nova York durante a pandemia. Cristina e Arturo se apresentaram juntos (mantendo distância social) no Laboratório Shape Shifter no Brooklyn.

Pan de Pájaro

Carlos Ramirez e Isabel Martin

Compositores

#ThisIsNotAMusicBreak aterra no Japão com Pan de Pájaro, um projeto cultural que conecta criadores espanhóis e japoneses. Pan de Pájaro é uma composição de Carlos Ramírez e Isabel Martín, em duo com Milo ke Mandarini. Eles contaram com a colaboração do percussionista japonês Takashi Tajima e a vídeo-criação de David G. Ferreiro. Eles apresentam-nos um jota de sua própria criação com uma grande carga simbólica que convida à reflexão.

Guajira y lágrima

Duo del Mar

Guitarristas

Guajira y lágrima é o quarto videoclip do ciclo #ThisIsNotAMusicBreak. Duo del Mar (Marta Robles e Ekaterina Záytseva), a guitarrista portuguesa Marta Pereira e a bailarina belga Nelle Hens criaram este hino de saudade da natureza durante o seu confinamento pela pandemia, através das imagens cativantes da natureza em cada um dos seus lugares de origem, em diálogo com a música da guitarra e a dança.

Sol e Sombra

Bronquio

Produtor e compositor

Apresentamos a peça Sol e Sombra, do produtor e compositor jerezano Bronquio –uma das novas sensações da música electrónica em Espanha– com o grupo português The Gift, toda uma instituição no âmbito da música alternativa da cena lusa. O leit motiv desta colaboração artística representa o contraste entre a luz pop das composições do The Gift e a obscuridade pessoal da electrónica assinada por Bronquio.

Particle Matter

Itziar Barrio

Artista visual

Itziar Barrio, ex-bolsista da Real Academia Espanhola de Roma, criou esta obra audiovisual em colaboração com o compositor e designer de som Seth Cluett. Uma investigação materialista da matéria e as múltiplas manifestações do micro, abordando esta questão rizomática e usando a linguagem dialética da montagem para explorar as forças catalíticas criadas pelos movimentos do fragmentado e microscópico –as peças sobrantes. Particle Matter tem melhor experiência com auriculares.

Carceleras. Barbián: Zarzuela-Kabarett

Rodrigo Cuevas

Cantor

Apresentamos o projeto Carceleras. Barbián: Zarzuela-Kabarett, dirigido por Fernando Carmena e com a atuação de Rodrigo Cuevas, desde sua fazenda em Piloña, e os músicos Frank Merfort e Richard Veenstra de Berlim. Inspirado na peça Carceleras de Ruperto Chapí (1889), o projeto oferece uma nova linguagem para abordar a zarzuela, com uma estética da reinterpretação contemporânea que Cuevas faz do folclore, misturado com a música eletrônica de última geração.