'Cidades Educadoras'
A exposição Itinerante “Cidades Educadoras: Acções Locais, Valores Globais” será apresentada na Galeria do Torreão Nascente da Câmara Municipal de Lisboa no próximo dia 22 de Janeiro.
A inauguração coincidirá com a realização do Encontro da Rede Portuguesa e os trabalhos e conferência do Seninário de Formação Ciudad Educadora y Gobernanza Local.
Ao mesmo tempo se desenvolverá de forma conjunta com a Câmara Municipal de Lisboa o seminário de formação Ciudades Educadoras y Gobernanza local. Se realizarão duas reuniões de trabalho formativas. O primeira dirigida por responsáveis politicos e técnicos municipais. A segunda está aberta a responsáveis de diversas associações e aos cidadãos.
Depois de Paysandú e Rosario, Lisboa é a terceira cidade que recebe la 2ª edição que até abril de 2013 visitará mais 3 cidades: Sorocaba, Prai e Gandia. A mostra permanecerá na capital portuguesa até mediados de fevereiro.
Os objectivos da exposição são:
- Dar a conhecer experiências de 6 cidades menbros diferentes que ilustrão diversas concretizações da Carta das Cidades Educadoras;
- A toma de consciências das pontecialidades educativas das cidades e a afirmarão o compromiso destas com a educação, em sentido amplo;
- A divulgação da Asociación Internacional de Ciudades Educadoras;
- O estabelicimento de novas formas de cooperação entre as cidades membros.
A saúde e/ou a cultura são os temas que constituem o nexo comum das seis experiências que se mostram:
- Paysandú: Acesso à Cultura
- Sorocaba: Promoção da saúde
- Rosario: higiene urbana e cuidado do meio ambiente
- Praia: Democratizacão do desporto
- Lisboa: Formacão de trabalhadores municipais
- Gandia: Universidade da terceira edade.
A estas acrescenta um projecto da cidade de Tampere (Filândia) de promoção da coesão social através das técnologias da informação que serve de ligação com a primeira edição da mostra.
A exposição conta com apoio financeiro da Agencia Española de Cooperación Internacional al Desarrrollo (AECID).