El Greco no Museu Nacional de Arte Antiga

El Greco no Museu Nacional de Arte Antiga

“La Sagrada Familia con Santa Ana”, obra convidada inserida na Mostra Espanha 2015.

Esta mostra insere-se num ciclo de exposições trimestrais realizado pelo museu denominado Obras Convidadas, cujo objetivo é dar a conhecer obras de grandes mestres da pintura ocidental, que raramente foram expostas em Lisboa, provenientes de distintos museus e exposições do mundo inteiro.

A Sagrada Família com Santa Ana

  • Ca. 1590-1595, óleo sobre tela, 127 x 106 cm.
  • Toledo, Museu de Santa Cruz (proveniente da paróquia de Santa Leocádia de Toledo).

Esta obra de Doménico Theotocópuli ‘El Greco’ (Candía, Creta, 1541-Toledo, 1614) com a sua Santa Ana ou Santa Isabel, que desvela a desnudez sexuada do Menino adormecido, constitui um dos exemplos emocional e compositivamente mais complexos do cretense, onde combinou de forma magistral a temática devocional de caráter privado e o retrato. Uma recente restauração da tela, para a Exposição de 1982, permitiu recuperar a imagem –oculta, sem sabermos desde quando, pelas nuvens do fundo- de um esplêndido retrato de uma personagem desconhecida vestida de verde, talvez um doador que nos terá contemplado desde a tela com um intenso e direto olhar.

  • Artes visuais
  • Lisboa
  • Seg, 14 de Setembro —
    Dom, 31 de Janeiro 2016

Foro

Museu Nacional de Arte Antiga, R. das Janelas Verdes, 1249-017 Lisboa
213-912-800

Entradas

Terça a domingo: 10h00-18h00. Bilhete normal: 6€.

Mais informações

El Greco no MNAA

Créditos

Organizado pela Secretaría de Estado de Cultura (Espanha), o Secretário de Estado de Cultura (Portugal), o Museu Nacional de Arte Antiga e Acción Cultural Española (AC/E), Mostra Espanha 2015.

Ferramentas