Kairos distância crítica: Alberto Campo Baeza

Kairos distância crítica: Alberto Campo Baeza

Conferência com Alberto Campo Baeza e Manuel Aires Mateus. Inauguração da instalação ‘Uma Chuva de Sonhos’ de Campo Baeza e lançamento do seu novo livro.

Inserido no programa Distância Crítica e em parceria com a Trienal de Arquitectura, o Pavilhão KAIROS dá início à sua programação de 2013 com a apresentação da proposta site specific do primeiro arquiteto convidado: Alberto Campo Baeza.

Para marcar a inauguração da instalação Uma Chuva de Sonhos, terá lugar uma conferência de Alberto Campo Baeza em conversa com Manuel Aires Mateus. O arquiteto português, que será o próximo a apresentar uma intervenção neste espaço, conduzirá uma conversa com o arquiteto espanhol recentemente distinguido com a medalha de ouro Heinrich Tessenow 2013, em torno de alguns dos temas centrais da obra de ambos. A apresentação ficará a cargo de Paulo Henrique Durão e será ainda realizado o lançamento do novo livro de Campo Baeza: Principia Architectonica, editado pela Caleidoscópio.

O evento, de entrada livre, conta com o apoio da Embaixada de Espanha em Portugal e realiza-se no Espaço XL da Lx Factory, dia 13 de Abril, às 19 horas.

Alberto Campo Baeza (Valladolid, 1946) licenciou-se pela Universidad Politécnica de Madrid em 1971, vindo a doutorar-se em 1982 na mesma instituição, da qual se tornou diretor e professor em 1986. Desenvolve desde então uma intensa carreira docente em prestigiadas instituições como sejam E.T.H. Zurich; Royal Academy Copenhagen; École d’Architecture de Lausanne; Bauhaus Universitate Weimar e Harvard University, entre outras. Ao longo de mais de 30 anos de prática projetual, a sua considerável obra construída abrange várias escalas e tipologias, incluindo museus, escritórios, casas, escolas e edifícios oficiais para instituições públicas e privadas. Dos inúmeros prémios que tem recebido distinguem-se os primeiros prémios na Bienal de Veneza (pavilhão de Espanha) e Bienal de Miami (2000), a medalha de ouro Heinrich Tessenow 2013 e o Prémio de Excelência Docente UPM (Universidad Politécnica de Madrid) 2012. A obra de Campo Baeza tem sido extensamente publicada e exibida em todo o mundo, destacando-se edições monográficas em livro e DVD, e uma mostra retrospetiva na MA Gallery, em Tóquio.

Entrada livre

  • Arquitetura
  • Lisboa
  • Sáb, 13 de Abril 2013
  • 19:00

Foro

LX Factory, Rua Rodrigues de Faria 103, 1300 Lisboa
213-143-399

Mais informações

Trienal de Arquitectura de Lisboa

Créditos

Organizado por KAIROS, Trienal de Arquitectura de Lisboa, Consejería de Cultura Embajada de España en Lisboa, Ordem dos Arquitectos.

Ferramentas