Lisbon & Sintra Film Festival '18

Lisbon & Sintra Film Festival '18

O festival de cinema destas duas cidades portuguesas vai contar com a participação de vários filmes clássicos do cinema espanhol.

E à 12ª edição, que se irá realizar de 16 a 25 de Novembro de 2018, o LEFFEST prepara-se para reunir, de novo, o que de melhor se faz no mundo da Sétima Arte. Mas não só. O Festival aposta, como sempre apostou, na interligação de propostas culturais diversas - do cinema à literatura, passando pela música e pelas artes plásticas –e afirma-se enquanto lugar propício à reflexão e discussão dos temas que marcam a actualidade.

Mais do que uma mostra de filmes, o LEFFEST quer dar ao espectador a possibilidade de confrontar ideias, ter voz activa, participando das experiências de vida e reflexões de cineastas, pensadores e artistas. Experiências e reflexão que o LEFFEST propõe no grande écran –através de uma programação diversificada que abrange as melhores produções cinematográficas, consagradas e emergentes– e ao vivo, nas várias manifestações artísticas, masterclasses, debates e simpósios programados a cada edição.

O Festival garante a melhor selecção de filmes em competição, a projecção de autores fundamentais na história do cinema e de jovens cineastas emergentes.


Filmes espanhóis

Aguaespejo Granadino

  • De José Val del Omar, Espanha, 1955, 23 minutos.
  • Primeira parte de Tríptico Elemental, uma trilogia espanhola.

Com este trio de filmes, o cineasta pretende ir além do estatuto puro da imagem documental. Val del Omar propõe uma exploração mística do seu país natal através de três regiões diferentes: Andaluzia, Castela e Galiza. O cineasta inspira-se nas tradições artísticas do seu país, incorporando a sua cultura e história da arte. Em Aquaespejo Granadino é a arquitectura (Alhambra), a música (o flamenco) e a poesia (são notórias as referências a Lorca), que se implicam na mesma fluidez aquática.

Fuego en Castilla

  • De José Val del Omar, Espanha, 1960, 18 minutos.
  • Segunda parte de Tríptico Elemental, trilogia espanhola.

Fuego en Castilla é um ensaio sonâmbulo de TactilVisión (um original sistema de iluminação por impulsos criado pelo próprio realizador) sobre as esculturas religiosas do francês Juan de Juni e do espanhol Alonso de Berruguete, num cinema que vai de Ocidente a Oriente, da fuga ao êxtase.

Acariño Galaico (de barro)

  • De José Val del Omar, Espanha, 1995, 23 minutos.
  • Terceira parte de Tríptico Elemental, trilogia espanhola.

Galician Caress (Of Clay) apresenta as obras do escultor Arturo Baltar que surgem como uma espécie de escultura viva. Este filme foi restaurado em 1995 por Javier Codesal para a Cinemateca de Andaluzia.

Cet Obscur Objet du Désir

  • De Luis Buñuel, Espanha, 1977, 103 minutos.

O último filme de Luís Buñuel e um dos seus mais irónicos comentários sobre o desejo e a sexualidade. Adaptado do romance de Pierre Louys, La Femme et le Pantin, que já inspirara The Devil is a Woman de Sternberg. Buñuel conta a história do desejo frustrado de um homem por uma mulher (Carole Bouquet e Angela Molina interpretam a mesma personagem), que o manipula e o deixa sempre insatisfeito.

The Sisters Brothers

  • De Jacques Audiard, França, Espanha, Roménia e Estados Unidos, 2018, 120 minutos.

Dois irmãos, Charlie e Eli Sisters, vivem num mundo selvagem e hostil e têm sangue nas suas mãos: sangue de criminosos e inocentes. Não têm quaisquer escrúpulos em matar, é esse o seu trabalho. Charlie, o irmão mais novo, nasceu para matar. Eli, no entanto, sonha viver uma vida normal. São contratados para encontrar e matar um homem. Do Oregon à Califórnia, começa assim uma implacável caçada, uma jornada iniciática que testará o laço inquebrável entre os dois irmãos. Será este um percurso que os guiará para a sua humanidade?

Os horários estarão disponíveis em breve.

  • Cinema
  • Lisboa
  • Sex, 16 de Novembro —
    Dom, 25 de Novembro 2018

Foro

Espaço Nimas, Avenida 5 de Outubro 42, 1050-030 Lisboa
935-143-695

Mais informações

LEFFEST

Créditos

Organizado Organizado por Leopardo Filmes com o apoio de Nos Cinema

Ferramentas