De Mãos Dadas

24 de junho: São João

O Nascimento de João Batista (ou Dia de São João) é uma festa cristã celebrando o nascimento de João Batista, um profeta que previu o advento do Messias na pessoa de Jesus Cristo e o batizou. Na Véspera de São João têm lugar celebrações em muitos países do mundo, especialmente na Europa.

Em Portugal, estas festividades, genericamente conhecidas pelo nome de “Festas dos Santos Populares”, correspondem a diferentes feriados municipais. Nas cidades do Porto e de Braga em Portugal, o São João é festejado, sendo que a festa é entregue às pessoas que passam o dia e a noite nas ruas das cidades, que são autênticos arraiais urbanos.

Mas há elementos comuns também com as festas espanholas, como a realização de fogueiras nas ruas e praças das cidades onde a família e os amigos se reúnem.

24 de junho: São João
Fiestas de San Juan por Jules Breton

4 de julho: Isabel de Aragão

Um dia como hoje morreu na cidade de Estremoz Isabel de Aragão.

Isabel de Aragão foi uma infanta aragonesa, filha mais velha do rei Pedro III de Aragão, que viveu aproximadamente do ano 1282 até 1325, sendo rainha consorte de D. Dinis.

Ficou para a história com a fama de santa, tendo sido beatificada e, posteriormente, canonizada. Ficou popularmente conhecida como Rainha Santa Isabel ou, simplesmente, A Rainha Santa e é padroeira da cidade de Coimbra.

4 de julho: Isabel de Aragão
Santa Isabel de Portugal por Francisco de Zurbarán (Museo del Prado)