De Mãos Dadas

18 de junho: Dia Internacional do Surf

A 18 de junho, por altura do solstício de Verão, celebra-se o Dia Internacional do Surf. O objetivo deste dia, para além de assinalar a cultura de vida do surf, é chamar a atenção para temas importantes como as alterações climáticas e a proteção ambiental das praias e dos oceanos.

Espanha e Portugal têm uma grande tradição neste desporto. Das ondas gigantes da Praia do Norte na Nazaré procuradas pelos mais destemidos à constância das ondas perfeitas de Carcavelos, Ericeira ou Peniche, são muitos os lugares de eleição para os surfistas em Portugal. Estas praias, com ondas gigantescas de mais de 50 metros, cortam a respiração ao público em competições nas quais os surfistas realizam proezas heóricas e acrobáticas na água.

A variedade é enorme, tanto mais a norte na Figueira da Foz, Espinho e Viana do Castelo, ou a sul na costa alentejana e na zona de Sagres. Em Espanha, no sul o mar Mediterráneo e o oceano Atlântico unem-se, e esta combinação e os ventos gerados nesta área propiciam alguns dos melhores lugares da Espanha para surfar, juntamente com o litoral do norte. Surfistas de toda a Europa viajam para estas praias de ambos os lados da península a fim de praticarem o emocionante desporto.

18 de junho: Dia Internacional do Surf

Dia Internacional do Surf

12 de junho: Dia Internacional da Dobragem

No dia 12 de junho é comemorado o Dia Internacional da Dobragem, para homenagear todas aquelas pessoas que se dedicam a dar voz a diferentes personagens de forma profissional. Agora já presente em Espanha e Portugal, o percurso da dobragem foi muito diferente nos dois países. Na metade do século XX, em Espanha, como também em Itália ou Alemanha foi utilizado como um recurso fundamental para exercer o controlo da informação e o fortalecimento da identidade, num contexto político nacionalista.

Por enquanto, Portugal apostava pelas legendas, e não é até os anos 90 quando a dobragem se faz presente em Portugal, da mão da Disney coincidindo com a projeção em Portugal do Rei Leão, e sempre ligada ao âmbito da animação e o cinema infantil.

12 de junho: Dia Internacional da Dobragem

Dia Internacional da Dobragem

5 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente em 5 de junho e tem como objetivo promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente.

Espanha e Portugal partilham uma fronteira de 1214 km de longitude que decorre desde a Galiza até a desembocadura do rio Guadiana por rios, parques naturais, prados e marismas, com uma espectacular fauna e uma flora comum, com espécies únicas como o urso ibérico, que agora começa a aparecer pelo norte de Portugal, o lobo da Serra da Culebra e Montesinhos, o lince ibérico ou o touro bravo do Alentejo e Extremadura.

Esta paisagem comum demanda um compromisso conjunto para a proteção deste meio ambiente, que já tem dado lugar a figuras como o Parque Internacional Tajo-Tejo, que une desde 2013 os parques naturais dos dois lados da Raia para favorecer a sua gestão conjunta.

5 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente (Gerador)

30 de maio: Dia do Ceramista

Pelo Dia do Ceramista homenageia-se aos protagonistas de uma técnica milenar que nasceu da necessidade encontrada no dia a dia. Procurando ferramentas que possam ajudá-lo em suas tarefas, o homem descobriu na capacidade de moldar a matéria-prima com as mãos. Uma arte que sobrevive até hoje.

Com uma evoluição conjunta fruto do percurso histórico da Península Ibérica até a Idade Meia, a cerâmica é agora uma das representações artísticas mais importantes de Espanha e Portugal. Em Portugal, fizeram do azulejo uma arte a qual se dedica agora um Museu Nacional. Em Espanha o Museo González Martí, de Valencia, da conta da importância dos grandes centros de produção espanhóis, como Sargadelos.

A relação entre os dois países também foi importante a partir da época moderna. Um recente estudo luso-espanhol coordenado pelo Laboratório de Engenharia Civil de Portugal, mostra a presença do espanhol Juan de Flores para trabalhar nos azulejos da Quinta da Bacalhoa no século XVI.

30 de maio: Dia do Ceramista

Dia do Ceramista

22 de maio: Dia Internacional da Biodiversidade

Desde que foi assim aprovado pela ONU, o dia 22 de maio é celebrado o Dia Internacional da Biodiversidade para alertar a população para a necessidade e a importância da preservação da diversidade biológica. Nós vamos aproveitar para falar da laurisilva um tipo de bosque típico de zonas húmidas que temos a sorte de conservar na Macaronésia, a região formada pelos arquipélagos da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde.

Em Portugal, possui maior expressão nas terras altas da ilha da Madeira, onde se encontra a sua maior e mais bem conservada mancha, tendo sido considerada em 1999 pela UNESCO como Património da Humanidade.

Em Espanha, as melhores representações encontram-se no parque de Garajonay de La Gomera, declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1986; e no Canal e Los Tilos de La Palma, e no Parque rural de Anaga, declarados Reserva da Biosfera pela UNESCO.

22 de maio: Dia Internacional da Biodiversidade

Dia Internacional da Biodiversidade

18 de maio: Urso pardo ibérico

Este tímido animal, que evitará o contato humano sempre que possível, esteve distribuído pela maior parte da Península Ibérica, até que, principalmente pela perseguição humana e pela perda de habitat, desde a primeira metade do século XX, foi reduzido às populações isoladas nas montanhas cantábricas do norte da Espanha, onde existem agora cerca de 250 exemplares.

O último urso pardo a viver em Portugal foi abatido em 1843, na zona do Gerês. No entanto, em 2005 foi relatada a presença de ursos-pardos perto da fronteira portuguesa na cordilheira de Trevinca. Em 2019, um urso-pardo foi confirmado pelas autoridades portuguesas como tendo vagado em território português, o que parece que não foi um acontecimento isolado, pelo que parece que o urso cantábrico que voltar a ser ibérico.

18 de maio: Urso pardo ibérico

Urso pardo ibérico

23 de abril: : O Dia Mundial do Livro

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare, entre outros.

A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.

As relações literárias entre Espanha e Portugal são e sempre foram muito intensas, exemplificadas em Emilia Pardo Bazán, Ramón Gómez de la Serna, Ortega y Gasset, Almada Negreiros, Gil Vicente, José Bento, Carmen de Burgos, Ana de Castro, e com certeza, José Saramago, de quem este ano se celebra o centenário.

Mais atual foi a celebração da Feira do Livro de Madrid em 2017 que contou com Portugal como País Convidado de Honra, e onde Pilar del Río recebeu, de mãos do Presidente da República, o Prémio Luso Espanhol de Arte e Cultura.

23 de abril: : O Dia Mundial do Livro

Dia Mundial do Livro

2 de maio: Dia Mundial do Atum

2 de maio foi assinalado pela ONU como o Dia Mundial do Atum pela sua importância alimentar e económica, e para sensibilizar sobre a importância de conservar esta espécie.

Este peixe é já um dos alimentos estrela das gastronomias espanhola e portuguesa, onde é consumido de diversas formas: fresco, cru ou enlatado. Na gastronomia portuguesa está sempre presente na ementa de qualquer restaurante, desde as pequenas tascas aos sítios mais requintados, a grelha ou encebolado. Em Espanha, está mais presente nas zonas atlântica ou mediterrânea, e destaca o atum à espanhola, com cebola, vinho e azeite, típico da Páscoa.

Comum a ambos os países é também a almadraba, uma das técnicas de captura de atum utilizadas em Itália, Marrocos, Portugal e Espanha. Esses tipos de técnicas estão inscritas no imaginário artístico de ambos os países. Em 2019, O Museu de Portimão acolheu em 2019 a exposição Luz de Mulher – Sorolla, 100 anos depois, uma iniciativa inspirada na obra Pesca do Atum do artista espanhol Joaquín Sorolla, pintada em Ayamonte, em 1919. Nesta exposição, o tema marítimo e a luz foram reinterpretados por 20 pintoras ligadas a Ayamonte.

2 de maio: Dia Mundial do Atum

Dia Mundial do Atum (Gerador)

17 de abril: Páscoa

Páscoa ou Domingo da Ressurreição é a principal celebração do ano litúrgico cristão e também a mais antiga e importante festa cristã, onde celebra-se a ressurreição de Jesus ocorrida no terceiro dia após sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento.

Em Espanha e Portugal a Páscoa, e toda a Semana Santa, celebra-se como uma festa já não só religiosa, mas também cultural e turística, onde destacam as procissões que decorrem por muitas cidades da Península, como Sevilha e Zamora, em Espanha, ou as procissões noturnas de Braga em Portugal, que nos deixam, quer seja um património material muito prezado, onde obras de escultores como Pedro de Mena, Gregório Fernández ou João da Fonseca Lapa saem dos museus para fundir-se com a tradição, quer seja um património imaterial vivo que dinamiza as nossas terras e cidades e permite contemplar uma história viva e ainda presente.

A gastronomia é também um elemento comum nestas festas entre Espanha e Portugal. A tradição de doces típicos e conventuais nos dois países é muito grande, e destacam exemplos concretos de doces similares, ainda que com nomes diferentes, como o Folar de Páscoa português e o Panquemao da zona de Murcia, em Espanha.

17 de abril: Páscoa

Páscoa

15 de abril: Dia Mundial da Arte

Hoje, pelo dia internacional da arte, queríamos falar, mais uma vez, sobre aquele património que partilhamos Espanha e Portugal. Os exemplos são inesgotáveis. Partilhamos até bens culturais declarados Património Mundial pela UNESCO, como os Sítios de arte rupestre pré-histórica do Vale do Côa e de Siega Verde.

Mas temos também muitos exemplos nas exposições dos museus dos nossos países e nos seus armazéns. CERES, o Catálogo de Coleções em Rede do Ministério de Cultura espanhol, publicou em colaboração com a Direção Geral do Patrimônio Cultural de Portugal, dois catálogos digitais: o Catálogo de Coleções Portuguesas nos Museus Espanhóis e o Catálogo de Coleções Espanholas nos Museus Portugueses. Estes catálogos foram acompanhados da publicação Diálogos Hispano-lusos onde os principais profissionais dos nossos museus analisam esta arte comum.

Deixamos aqui a publicação e os catálogos para que possam descobrir este património da vossa própria mão.

15 de abril: Dia Mundial da Arte

Dia Mundial da Arte

6 de abril: Dia Internacional do Desporto

O Dia Internacional do Desporto ao serviço do desenvolvimento e da paz, criado pela UNESCO em 2018, convida pessoas de todas as idades e de todos os horizontes a praticarem uma atividade desportiva, não só em prol de um maior bem-estar físico e mental, destacando o valor positivo para a saúde frente ao sedentarismo, mas também para consolidar uma paz duradoura baseada no respeito e no diálogo.

Em Espanha e Portugal, como em outros tantos âmbitos, temos tido, e temos, uma relação constante e excelente. Basta apenas olhar para o desporto rei dos dois países, o futebol, e analizar o passo de grandes figuras pelo país vizinho como João Felix no Atlético de Madrid ou Antonio Adán no Sporting de Portugal.

Mas não só neste grande nível mediático é que existem estas relações desportivas. A cercania dos nossos países facilita a existência de competições desportivas transfronteiriças, como à iniciativa Rede-Correr o Medievo da Rede de Vilas Medievais de Espanha e Portugal.

6 de abril: Dia Internacional do Desporto

Dia Internacional do Desporto (Gerador)

15 de março: Dia Internacional do Porco

Formando uma parte indispensável da gastronomia de ambos os países, o Porco Alentejo e o Porco Ibérico partilham o mesmo tronco genealógico. Além disso, utilizam-se para deliciosas receitas. Os porcos da raça alentejana são descendentes diretos do Javali do Sul, e são preservados historicamente em Portugal. Não apresentam nenhum tipo de cruzamento, pelo que é atualmente considerada uma das raças mais puras da península. O porco ibérico é, pelo seu lado, um grupo racial pertencente ao denominado “Tronco Ibérico”, autóctone da Península Ibérica, mas que se equipara à raça Alentejo pelas suas características raciais.

O porco alentejano e o porco ibérico são assim como irmãos, o que significa que a carne de ambos é similar, e os produtos de ambas as etnias partilham as mesmas condições ou denominações. Em 2016, um decreto governamental assimilou legalmente o porco alentejano ao ibérico. Entrou assim, com os seus direitos e também deveres, a fazer parte do padrão de qualidade para as carnes ibéricas, fiambre, paleta e cana e, por isso, passou a poder ser comercializado com rótulos próprios, formalizando a sua irmandade.

15 de março: Dia Internacional do Porco

Dia Internacional do Porco

8 de março: Dia Internacional da Mulher

8 de março é o Dia Internacional da Mulher, anteriormente conhecido como Dia da Mulher Trabalhadora. A origem dessa data remonta-se a 8 de março de 1857, quando milhares de trabalhadoras têxteis decidiram sair às ruas de Nova Iorque para protestar contra as condições miseráveis de trabalho e exigir a redução de horas e o fim do trabalho infantil. Até hoje, o dia é comemorado com grandes manifestações que acontecem em cidades ao redor do mundo, inclusive na Espanha e em Portugal.

Há muitas mulheres notáveis que contribuíram com o seu trabalho nos dois países. Por exemplo, nas últimas edições do prestigioso prêmio luso-espanhol, as vencedoras foram a jornalista e tradutora espanhola Pilar del Río, a escritora portuguesa Lídia Jorge e a fadista Mariza. Todas essas mulheres foram premiadas por uma excelente trajetória profissional no campo das artes e humanidades, tornando-se um exemplo nas suas áreas de atuação.atalogação da flora da Península e das Ilhas Baleares, das quais cerca de 22% das espécies não existem em nenhum outro lugar do mundo. 27 universidades espanholas e 7 portuguesas colaboraram neste projeto.

8 de março: Dia Internacional da Mulher

8 de março: Dia Internacional da Mulher

3 de março: Dia Internacional da Fauna e Flora

Pelo Dia Internacional da Fauna e Flora, queremos falar sobre o lince ibérico, um magnífico animal que só pode ser encontrado em dois países do mundo: Espanha e Portugal. O lince ibérico (Lynx pardinus) é uma espécie de mamífero carnívoro da família Felidae, oriundo da Península Ibérica, conhecido internacionalmente pela sua recuperação após de estar em perigo crítico de extinção no início do século XXI, e que atualmente só sobrevive em Espanha e Portugal.

Este não é o único projeto de preservação de espécies naturais comuns aos dois países. Em relação à flora, terminou em 2021 o projeto “Flora Ibérica,” após 39 anos, para a catalogação da flora da Península e das Ilhas Baleares, das quais cerca de 22% das espécies não existem em nenhum outro lugar do mundo. 27 universidades espanholas e 7 portuguesas colaboraram neste projeto.

3 de março: Dia Internacional da Fauna e Flora

Dia Internacional da Fauna e Flora

2 de março: A Quaresma

Hoje é o primeiro dia dos 40 que antecedem a Páscoa, e por tanto, o primeiro dia da Quaresma de 2022. Quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, que é comemorada no domingo. Esta é uma celebração cristã presente em muitos países do mundo ocidental, entre eles Espanha e Portugal.

A Quaresma é um período especial de reflexão, jejum e oração, onde os cristãos recordam os sacramentos do batismo e da penitência em preparação para o Domingo de Páscoa. A época da Quaresma dura 40 dias para representar a quantidade de tempo que Jesus passou no deserto e para comemorar, muitos cristãos optam por fazer um sacrifício próprio ao longo desses 40 dias. É, por tanto, comum que os cristãos desistam de carne durante a Quaresma, durante todos os 40 dias ou apenas nas sextas-feiras até a Páscoa.

Por causa deste costume, surgiu uma gastronomia típica para período, que em Espanha e Portugal está protagonizada pelo bacalhau, preparado de todas as formas e maneiras possíveis. Em Portugal, temos o Bacalhau à Gomes de Sá, Bacalhau à Zé do Pipo, Bacalhau à Bras, Bacalhau com Leite de Coco e Bacalhoada Portuguesa. Em Espanha depende mais da região, mas em quase todo o país come-se o Potaje de Vigilia, típico da Sexta-feira Santa, elaborado com grão, bacalhau e espinafres. Nas diferentes regiões, podemos encontrar alternativas; no norte os bolinhos de bacalhau e batata ou, em Murcia, as almôndegas de bacalhau.

2 de março: A Quaresma

A Quaresma